domingo, 7 de setembro de 2008

O COMEÇO DO FIM?

Como todos bem sabem, há 50 anos que a Rede Globo domina o mercado televisivo no Brasil com muita competência, há que se adimitir.
Mas há algum tempo que algumas coisas começaram a acontecer. Coisas que estão botando em cheque esse monopólio. Em seu livro "O Circo Eletrônico", o diretor Daniel Filho afirma com muita eloquência que em nosso país nunca duas ou mais emissoras dividiram a audiência. O que acontecia aqui era que uma ia sempre substituindo a outra. Foi assim com a Tv Tupi, com a Excelsior, com a Tv Rio. Enfim, o que está se passando?
A Rede Globo está sofrendo um défcit violento em seu elenco. Excelentes atores estão mudando de casa e migrando principalmete para a emergente Record. Veja o exemplo de Juliana Paes, que teve que sair às pressas da novlea A Favorita quando foi escalada para protagonizar a próxima novela das nove. Isis Valverde que está terminando sua participação em Beleza Pura também já está escalada para uma futura novela. Enquanto isso, atores de peso estão fora da Globo, fazendo sucesso na Record. É o caso de Lavínia Vlasack.
A questão é, o que isso significa? É o começo do fim de uma hegemonia de 50 anos? A Globo deve tomar cuidado. Agora são os atores, depois os diretores, autores, produtores...